Madeira. Presidente da República convoca Conselho de Estado para 17 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa convocou o Conselho de Estado para o dia 17 de janeiro. A decisão do chefe de Estado surge depois de ter ouvido, esta terça-feira, os partidos representados na Assembleia Legislativa Regional da Madeira, na sequência da moção de censura ao Governo regional.

RTP /
Foto: António Cotrim - Lusa

"Na sequência da audição dos partidos políticos representados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, o Presidente da República decidiu convocar, nos termos constitucionais, o Conselho de Estado para o dia 17 de janeiro, para o efeito de pronúncia nos termos do Artigo 145.º, alínea a), da Constituição", lê-se numa nota publicada hoje na página da Presidência da República.

A Constituição da República prevê que o presidente da República pode "dissolver as Assembleias Legislativas das regiões autónomas, ouvidos o Conselho de Estado e os partidos nela representados".

O artigo citado pela Presidência estabelece que compete ao Conselho de Estado "pronunciar-se sobre a dissolução da Assembleia da República e das Assembleias Legislativas das regiões autónomas".

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, ouviu esta terça-feira os partidos políticos com assento na Assembleia Legislativa Regional da Madeira, por ordem decrescente de representação: PSD, PS, JPP, Chega, CDS-PP, IL e PAN.

Tudo indica que o arquipélago deverá ir de novo a votos após a aprovação de uma moção de censura, a 9 de dezembro, com os votos de PS, Chega, JPP, Iniciativa Liberal e PAN.

Serão as segundas eleições na Madeira em menos de um ano, sendo que o último escrutínio se realizou a 26 de maio de 2024.
Tópicos
PUB