Malam Bacai Sanhá vence eleições presidenciais

Malam Bacai Sanhá, candidato às presidenciais da Guiné-Bissau, apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), venceu as eleições presidenciais de domingo passado com 63,31 por cento dos votos.

RTP /
A Guiné-Bissau já tem um novo Presidente da República. Mário Cruz/Lusa

Malam Bacai Sanhá disputou com Kumba Ialá, apoiado pelo Partido de Renovação Social (PRS), as eleições presidenciais da Guiné-Bissau, tendo saido vencedor, anunciou hoje a Comissão Nacional de Eleições.

Os dois antigos chefes de Estado já tinham disputaram uma eleição presidencial em 2003, tendo na altura vencido Kumba Ialá vencido com mais de 70 por cento dos votos.

Os resultados provisórios dão conta de que Malam Bacai Sanhá venceu com 63,31 por cento dos votos (224 259 mil votos), enquanto Kumba Ialá teria tido 36,69 por cento o que coresponde a 129 963 mil votos.

A taxa de abstenção foi de 39 por cento, de um total de 593.765 eleitores  inscritos.

Recorde-se que na primeira volta do escrutínio, realizada a 28 de Junho deste ano, Malam Bacai Sanhá obteve 39,59 por cento dos votos e Kumba Ialá 29,42 por cento, enquanto a abstenção foi de 40 por cento.

Entretanto, Kumba Ialá, candidato derrotado, já aceitou os resultados do escrutínio e felicitou Malam Bacai Sanhá pela vitória.

Memorando de Entendimento para cumprir
Agora que são conhecidos oficialmente os resultados espera-se que os dois candidatos cumpram o Memorando de Entendimento que assinaram no passado fim-de-semana, assinatura testemunhada pela União Africana e pelas Nações Unidas.

Nesse Memorando os dois candidadtos comprometeram-se a aceitar os resultados eleitorais hoje divulgados e a trabalhar em conjunto para a estabilidade e desenvolvimento do país.

Recorde-se ainda que, segundo as missões de observação eleitoral que acompanharam as presidenciais, estas eleições decorreram de forma livre, justa e transparente.

As eleições presidenciais na Guiné-Bissau tiveram lugar de forma antecipada na sequência do assassínio do Presidente "Nino" Vieira, a 2 de Março deste ano, horas depois de um atentado à bomba ter provocado a morte do chefe das Forças Armadas, Tagmé Na Waié.

Milhares nas ruas de Bissau
Logo após terem sido anunciados os resultados da segunda volta das eleições presidenciais, milhares de pessoas saíram para as ruas de Bissau para comemorar a vitória de Malam Bacai Sanhá.

Em frente à residência do futuro Presidente da Guiné-Bissau, no centro da cidade, centenas de pessoas comemoram a vitória do candidato apoiado pelo PAIGC.

Malam Bacai Sanhá, que já apareceu à porta de casa para saudar os apoiantes, fará uma declaração oficial às 17 horas de Bissau, 18 horas em Lisboa, na sede do PAIGC.

O trânsito em Bissau está caótico e até ao momento não há registo de qualquer incidente.
PUB