Mundo
Mar do Norte. Navio registado na Madeira colide com petroleiro norte-americano
Um navio cargueiro registado na Ilha da Madeira e um petroleiro norte-americano colidiram esta segunda-feira ao largo da cidade de Hull, no nordeste de Inglaterra. Nesta altura, o comandante do porto conta que 32 feridos foram levados para terra em Grimsby após a colisão. No entanto, não se sabe a gravidade dos ferimentos.
A Guarda Costeira britânica está a coordenar a resposta de emergência, sendo que o petroleiro e o cargueiro estão a arder.
A BBC adianta que a tripulação do petroleiro (Stena Immaculate) foi toda contabilizada (mais de 20 elementos) e está segura. A garantia foi dada pelo presidente-executivo da Stena Bulk que não quis comentar a causa da colisão.
“O alarme foi dado às 9h48" (a mesma hora em Portugal Continental e Madeira) referem as autoridades que acrescentam que estão envolvidos nesta operação "um helicóptero de resgate, botes salva-vidas, uma aeronave e embarcações com capacidade de combate a incêndios".
Há ainda relato de que várias pessoas abandonaram os navios, logo após a colisão. O comandante do porto conta que 32 pessoas chegaram a terra em Grimsby, salvos por embarcações de resgate.
O estado de saúde das vítimas não foi divulgado, mas algumas contam ter visto "uma enorme bola de fogo".
De acordo com uma avaliação preliminar das autoridades britânicas, a falta de visibilidade pode ter sido um problema, uma vez que há "áreas de neblina e nuvens baixas"
As informações partilhadas na rede social X, pela Autoridade Marítima o "petroleiro de 183 metros de comprimento estava ancorado em Immingham quando foi atingido pelo navio cargueiro de 140 metros de comprimento. Relatos de testemunhas indicam que um incêndio começou no petroleiro e helicópteros de resgate foram enviados para o local".
This morning, the oil tanker STENA IMMACULATE and the container ship SOLONG were involved in a collision in the North Sea.
— MarineTraffic (@MarineTraffic) March 10, 2025
MarineTraffic data shows that the incident occurred at approximately 09:48 UTC. The 183-metre-long oil tanker was anchored off Immingham when it was struck… pic.twitter.com/MYOLsJQsvS
O cargueiro Solong, com bandeira portuguesa e registado na Madeira, seguia para Roterdão, nos Países Baixos.
Fontes da indústria naval, citadas pelo jornal digital The Guardian, contam que o local onde aconteceu a colisão é bastante movimentado com navios que saem dos portos ao longo da costa nordeste da Grã-Bretanha e que têm como destino os Países Baixos e a Alemanha.