México saúda Biden por travar muro e proteger deportados

por Mário Aleixo - RTP
O muro que separa Estados Unidos e México foi parado por Joe Biden Reuters

O Governo mexicano saudou os decretos assinados na quarta-feira pelo novo Presidente dos EUA, Joe Biden, que incluem o fim da construção do muro com o México e a proteção do programa DACA, contra a deportação dos chamados "sonhadores".

"O México saúda o fim da construção do muro, a iniciativa de migração a favor do DACA (Ação Diferida para as Crianças) e um caminho para a dupla cidadania", disse o ministro das Negócios Estrangeiros mexicano, Marcelo Ebrard, em nome do governo do seu país numa mensagem divulgada pela rede social Twitter.

"Como o presidente (Andrés Manuel) Lopez Obrador escreveu há alguns anos ao atual presidente Joe Biden, as pontes abrem o caminho para a cooperação e compreensão", acrescentou.

"Celebramos estes avanços e estaremos prontos para fazer a nossa parte e apoiar os jovens sonhadores através dos nossos consulados", acrescentou também o responsável pelo gabinete do Subsecretário para a América do Norte, Roberto Velasco, nas redes sociais.
Ações do novo Presidente
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou na quarta-feira um decreto para salvaguardar o programa DACA, que protege a deportação de cerca de 650 mil indocumentados que chegaram ao país, quando eram crianças.

Biden assinou também outro decreto que ordena a paragem da construção do muro na fronteira com o México.

O novo líder dos EUA anulou ainda o veto à imigração imposto por Donald Trump a turistas de 11 países de maioria muçulmana, popularmente conhecido como "veto muçulmano".

O veto, decretado por Trump quando assumiu o poder em 2017, bloqueava a entrada nos EUA de cidadãos da Eritreia, Irão, Quirguistão, Líbia, Mianmar, Nigéria, Somália, Sudão, Síria, Tanzânia e Iémen, incluindo restrições para a Venezuela e a Coreia do Norte.

c/ agências

Tópicos
pub