Morreu aos 101 anos o magnata David Rockefeller

| Mundo

|

O banqueiro e conselheiro presidencial norte-americano David Rockefeller morreu esta segunda-feira aos 101 anos de idade.

O patriarca de um dos clãs mais influentes da alta finança morreu durante o sono na sua casa de Pocantico Hills, em Mount Pleasant, Nova Iorque. Era, aliás, desde 2004 o mais antigo membro do clã Rockefeller.Abby, como era conhecida a sua mãe, foi uma das fundadoras do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque em 1929.

Os cinco irmãos mais velhos de Davi eram Abby (1903-1976), John III (1906-1978), Nelson (1908-1979), Laurance (1910-2004) e Winthrop (1912-1973). Eram filhos de John Davison Rockefeller, Jr. e Abigail Greene "Abby" Aldrich e netos de John Davison Rockefeller, Sr., fundador da Standard Oil Company, onde começa a história da dinastia Rockefeller.

Em termos profissionais, é mais notório o lugar que ocupou no Chase Manhattan, onde ajudou a desenvolver o banco e desempenhou o cargo de presidente.

No campo académico, David Rockefeller teve várias passagens pela universidade e chegou a fazer um doutoramento. Foi numa dessas passagens, no caso a London School of Economics, que conheceu o futuro presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, tendo namorado com a sua irmã Kathleen.Rockefeller criou várias associações filantrópicas, como a Americas Society, para promover a cooperação entre a América do Norte, Europa e Japão; ou a New York City Partnership, em favor dos mais pobres da cidade.

Diz-se que em toda a sua vida terá doado cerca de 2 mil milhões de dólares.


Mais tarde, alistou-se na II Guerra Mundial e serviu no Norte de África e França. Regressado a casa, entraria então no Chase Manhattan, banco que está actualmente integrado no JP Morgan Chase & Co.

São-lhe conhecidos vários episódios, pertencendo um deles aos livros de História: em novembro de 1979, era já presidente do Chase, juntamente com Henry Kissinger, convenceu o presidente Jimmy Carter a admitir Reza Pahlevi, o xá do Irão, nos Estados Unidos para tratamento a um linfoma. O incidente terá precipitado a crise dos reféns no Irão.

Há ainda outros dossiers onde o nome de David Rockefeller esteve envolvido e que geraram forte controvérsia, como a sua colaboração com o ditador chileno Augusto Pinochet.

Tópicos:

Banqueiro, Conselheiro, David Rockefeller, Estados Unidos, Filantropo, Magnata,

A informação mais vista

+ Em Foco

No 20.º aniversário da Exposição Universal sobre os Oceanos, a Antena 1 e a RTP estiveram à conversa com alguns dos protagonistas do evento.

    Um dos mais conceituados politólogos sul-coreanos revelou à RTP o modo de pensar e agir de Pyongyang.

    Portugal foi oficialmente um país neutro na 2ª guerra Mundial. Mas isso não impediu que quase mil portugueses tivessem sido deportados, feitos prisioneiros ou escravos pelos nazis.

      Uma caricatura do mundo em que vivemos.