Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Morreu aos 101 anos o magnata David Rockefeller

por RTP
Carlos Barria - Reuters

O banqueiro e conselheiro presidencial norte-americano David Rockefeller morreu esta segunda-feira aos 101 anos de idade.

O patriarca de um dos clãs mais influentes da alta finança morreu durante o sono na sua casa de Pocantico Hills, em Mount Pleasant, Nova Iorque. Era, aliás, desde 2004 o mais antigo membro do clã Rockefeller.Abby, como era conhecida a sua mãe, foi uma das fundadoras do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque em 1929.

Os cinco irmãos mais velhos de Davi eram Abby (1903-1976), John III (1906-1978), Nelson (1908-1979), Laurance (1910-2004) e Winthrop (1912-1973). Eram filhos de John Davison Rockefeller, Jr. e Abigail Greene "Abby" Aldrich e netos de John Davison Rockefeller, Sr., fundador da Standard Oil Company, onde começa a história da dinastia Rockefeller.

Em termos profissionais, é mais notório o lugar que ocupou no Chase Manhattan, onde ajudou a desenvolver o banco e desempenhou o cargo de presidente.

No campo académico, David Rockefeller teve várias passagens pela universidade e chegou a fazer um doutoramento. Foi numa dessas passagens, no caso a London School of Economics, que conheceu o futuro presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, tendo namorado com a sua irmã Kathleen.Rockefeller criou várias associações filantrópicas, como a Americas Society, para promover a cooperação entre a América do Norte, Europa e Japão; ou a New York City Partnership, em favor dos mais pobres da cidade.

Diz-se que em toda a sua vida terá doado cerca de 2 mil milhões de dólares.


Mais tarde, alistou-se na II Guerra Mundial e serviu no Norte de África e França. Regressado a casa, entraria então no Chase Manhattan, banco que está actualmente integrado no JP Morgan Chase & Co.

São-lhe conhecidos vários episódios, pertencendo um deles aos livros de História: em novembro de 1979, era já presidente do Chase, juntamente com Henry Kissinger, convenceu o presidente Jimmy Carter a admitir Reza Pahlevi, o xá do Irão, nos Estados Unidos para tratamento a um linfoma. O incidente terá precipitado a crise dos reféns no Irão.

Há ainda outros dossiers onde o nome de David Rockefeller esteve envolvido e que geraram forte controvérsia, como a sua colaboração com o ditador chileno Augusto Pinochet.
Tópicos
pub