Morreu o ator Kirk Douglas, aos 103 anos

por RTP
Mario Anzuoni - Reuters

Kirk Douglas morreu esta quarta-feira. O famoso ator de Hollywood faleceu aos 103 anos.

A comunicação da morte foi feita pelo filho, o ator Michael Douglas, à revista norte-americana People.

“É com enorme tristeza que eu e os meus irmãos anunciamos que Kirk Douglas nos deixou hoje, aos 103 anos”, disse Michael Douglas.

“Para o mundo inteiro, ele era um lenda, um ator da era de ouro dos filmes que viveu bem os seus anos dourados, um humanitário cujo compromisso com a justiça e as causas em que acreditava estabeleceram um padrão para todos nós aspirarmos”, escreveu o ator de 75 anos na sua página de Facebook.



“A vida de Kirk foi bem vivida e ele deixou um legado no cinema que perdurará por gerações futuras e uma história como um filantropo de renome que trabalhou para ajudar o público e trazer a paz ao planeta”, escreve ainda Michael Douglas. Kirk Douglas, cujo verdadeiro nome é Issur Danielovitch Demsky, nasceu em 1916 em Amsterdam, uma pequena cidade no estado de Nova Iorque. Era uma das últimas estrelas do Hollywood clássico e participou em filmes como "Caminhos da Glória" (1957) e "Spartacus" (1960).

Com 70 anos de carreira, Kirk Douglas era considerado um dos melhores atores da história do cinema. Apesar de nunca ter levado o prémio para casa, Kirk Douglas esteve três vezes nomeado para um Óscar com os filmes “Champion” (1949), “The Bad and the Beautiful” (1952) e “Lust for Life” (1956).

O ator norte-americano também recebeu o Cecil B. DeMille, em 1968, que reconhece os artistas que tiveram um grande impacto no mundo do entretenimento.

A presença do ator deixou de ser tão assídua nas telas de cinema depois de ter sofrido um AVC em 1996 que o deixou com problemas na fala. Kirk Douglas fez uma das últimas aparições em público na cerimónia dos Globos de Ouro de 2018.

O ator esteve casado com Diana Douglas, entre 1943 e 1951, e com Anne Douglas, desde 1954.

c/ Lusa
pub