Nova Zelândia. Vulcão entrou em erupção e provocou várias vítimas

por RTP
O vulcão "White Island" voltou a entrar em erupção na última madrugada EPA

Na Nova Zelândia, há registo de pelo menos cinco mortos e vários feridos na última madrugada, depois do vulcão “White Island” ter entrado em erupção.

Foram resgatados 23 feridos e cinco destes não resistiram à gravidade das queimaduras sofridas.

A polícia não tem confirmado o número exato de pessoas que estavam na ilha, mas devido aos riscos, as equipas de emergência não podem ainda aceder ao local.

“Não há sinais de vida em qualquer ponto da ilha”, adiantou o responsável da polícia, em conferência de imprensa, depois de vários helicópteros e meios aéreos terem sobrevoado a área. “A Polícia acredita que todos os que podiam sair vivos da ilha foram salvos no momento da evacuação”, reforçou.

Segundo a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, eram cerca de 100 os turistas que se encontravam no vulcão ou junto a ele no momento da erupção.
O vulcão "White Island" fica a cerca de 50 quilómetros da costa leste da Ilha Norte, na ilha desabitada de Whakaari.

A erupção deu-se às 14 horas e 11 minutos na Nova Zelândia, cerca da 01h00 da última madrugada, em Portugal Continental, lançando rochas e uma grande nuvem de cinzas a mais de três quilómetros de altura.

A ilha é uma atração turística popular e encontravam-se vários grupos em terra, quando a erupção se deu abruptamente.

As equipas de emergência, apoiadas por sete helicópteros, retiraram as pessoas afetadas, algumas das quais estavam perto da cratera minutos antes da erupção, de acordo com imagens de uma câmara de rastreamento instalada na zona.

A câmara transmitia em direto com 10 minutos de intervalo, a partir do vale vulcânico junto à cratera, e pouco antes do vulcão explodir mostrou vários grupos de escaladores a caminhar na área.

A última imagem, tirada um segundo antes da erupção - que derrubou a câmara - faz soar alarmes, já que é possível vêr um único grupo a caminhar muito perto da orla da cratera. Poderão todos ter perecido.


As autoridades admitem cerca de 20 mortos no total e não esperam encontrar mais sobreviventes.

Os feridos, muitos deles com queimaduras graves, foram retirados em pequenos barcos, alguns dos quais serviam os próprios turistas.
O comandante do navio de cruzeiros Ovation of the Seas disse que alguns passageiros e tripulantes estavam na ilha na altura da erupção e que não regressaram.

O grupo incluía 24 australianos, afirmou o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison.

Só nas próximas horas se poderá apurar a nacionalidade das pessoas hospitalizadas, embora já se saiba que pelo menos algumas são australianas.

O vulcão “White Island” é um dos mais ativos da Nova Zelândia. Cerca de 10.000 turistas visitam o local todos os anos.

De acordo com geólogos neo-zelandeses, o vulcão mostrava sinais de atividade há algumas semanas, embora sem fazer soar campainhas de alarme quanto a uma explosão iminente. Não estão excluídas novas erupções nas próximas horas ou dias.

O "White Island" entra em erupção, regularmente, há 50 anos. A ocasião mais recente datava de 2016.
pub