Novo vídeo pirata mostra corpo de Saddam Hussein

Um novo vídeo pirata disponível desde hoje na Internet mostra o corpo de Saddam Hussein parcialmente coberto por um lençol branco, com uma profunda incisão sangrenta no pescoço.

Agência LUSA /

O vídeo, provavelmente filmado com um telemóvel, dura 27 segundos e com eça com um plano do corpo de Saddam, deitado numa maca e com um braço por cima d e um lençol, mostrando o tronco, vestido com um fato preto e uma camisa branca.

A cabeça repousa sobre o ombro direito, formando um ângulo de 90 graus devido à fractura na nuca. Sobre a barba grisalha aparece uma profunda incisão s angrenta resultante provavelmente do enforcamento.

à volta do corpo, homens que não aparecem nas imagens trocam frases: um diz "despacha-te, vou contar até quatro", outro responde "Abu Ali vai tratar di sso".

Um primeiro vídeo pirata, filmado com um telemóvel, revelou os detalhes da execução de Saddam, que foi enforcado a 30 de Dezembro em Bagdad, depois de ter sido condenado à morte por ter ordenado o massacre de 148 xiitas em represál ia por um atentado contra o cortejo automóvel presidencial em 1982.

Essas imagens chocaram profundamente os sunitas iraquianos e a comunida de internacional, em particular nos países árabes.

O vídeo mostra Saddam a ser insultado e provocado por espectadores da e xecução até aos seus últimos instantes de vida.

Um deles gritava "Moqtada, Moqtada, Moqtada", o nome do chefe radical x iita Moqtada Sadr cujo pai e tio foram assassinados pelo regime do sunita Saddam Hussein, dando a impressão de se assistir mais a uma vingança religiosa do que à execução de uma decisão da justiça.

As autoridades iraquianas abriram um inquérito ao primeiro vídeo pirata , o que levou à detenção de dois guardas do quadro do Ministério da Justiça, par a interrogatórios.

Todavia, o procurador do Alto Tribunal penal iraquiano que condenou Sad dam à morte, Mounqith al-Faroun, presente na execução, disse ter visto duas "alt as personalidades" filmar a cena com os seus telemóveis, sem no entanto os ident ificar.

A televisão iraquiana difundiu por seu lado um curto vídeo oficial que mostra Saddam em pose digna, a recusar cobrir a cabeça e rodeado de carrascos co m aspecto de milicianos. Sem banda de som, esse vídeo não mostrava a execução.

PUB