"Onde estou agora" via Google Maps

por Nuno Patrício - RTP
Foto: Google Maps - DR

Perguntas como "onde estás neste momento?" ou "quanto tempo demoras a chegar?" podem, nos próximos dias, ter resposta via Google Maps. A multinacional norte-americana está a ultimar uma nova aplicação que permite divulgar em tempo real localização e destino.

A app, que vai estar disponível para Android e iOS, passará a partilhar a localização de um utilizador em tempo real com qualquer pessoa.

Os recetores poderão ver a sua localização nas aplicações para telemóveis, mas também na versão do Google Maps para desktop. Esta nova funcionalidade será disponibilizada nos próximos dias à escala global.
Como funciona?
Sempre que quiser que alguém saiba onde está, basta abrir o menu lateral ou clicar o ponto azul que mostra a sua localização.O novo serviço da Google Maps pode ser a solução para informar "onde estamos" em situações como grandes concentrações de pessoas, emergências, ou de crise, como o atentado de quarta-feira em Londres.

Em seguida, opta-se por “partilhar localização”, selecionando-se com quem partilhar e por quanto tempo.
 
Poderá partilhar a sua localização em tempo real com os contactos Google ou mesmo com amigos e familiares.

Quando estiver a partilhar a localização, as pessoas por si selecionadas poderão vê-la no mapa. E o utilizador verá um ícone no seu próprio mapa a lembrá-lo de que a partilha está ativa.

 

A partilha da localização pode ser cancelada a qualquer momento.

Este sistema vai permitir também partilhar viagens pelo mundo, bastando para isso carregar na opção "mais" no fundo do ecrã de navegação e, depois, clicar em "partilhar viagem".
Integração

Outra das funcionalidades já disponíveis no Google Maps é a nova integração com a Cabify.

O utilizador pode agora comparar estimativas de custos da viagem dos serviços disponíveis em Portugal e quanto tempo leva cada motorista a chegar ao local onde o utilizador se encontra.

Depois, basta selecionar o serviço que pretende e o Google Maps encaminha-o para reservar a viagem com apenas um clique.
Tópicos
pub