Peritos procuram origem da avaria na rede elétrica que afectou Portugal
Peritos estão a analisar a origem da avaria na rede eléctrica alemã que sábado deixou sem luz milhares de pessoas na Europa Ocidental, incluindo Portugal, mas ainda não encontraram as causas, informou o porta-voz da rede eléctrica RWE, Rhein-Ruhs.
A interrupção no fornecimento de energia teve origem numa avaria na zona da Renânia do Norte e Vestefália, na rede alemã, propagando-se a várias zonas da Itália e França, onde afectou cerca de cinco milhões de habitantes, cerca de 10 por cento da população, interrompendo mesmo a circulação dos comboios de alta velocidade.
"As causas e a origem da avaria ainda não foram encontradas", declarou o responsável, acrescentando que até ao final do dia poderá haver mais informações sobre o caso.
A avaria na rede alemã provocou apagões no oeste e sul da Alemanha, bem como na Bélgica e França, onde quase cinco milhões de consumidores foram afectados.
A falha na rede alemã foi sentida em Itália, Espanha, Portugal e no norte de África.
Na Alemanha, o corte, afectou centenas de milhares de pessoas do norte da Vestefália, Baviera e Baden-Würtemberg, bem como a zona norte de Sarre e Renâ nia-Palatinado.
A polícia e os bombeiros receberam milhares de chamadas, mas não foram detectados incidentes de ordem pública nem alterações no tráfego aéreo e nos hospitais.
Portugal foi um dos países europeus afectados sábado pelo corte no fornecimento de electricidade provocado pela avaria na rede eléctrica alemã.
A interrupção, que nada teve a ver com o mau tempo no país, ocorreu às 21:10 de Lisboa e às 21:25 o serviço foi reposto, cabendo à EDP-Distribuição o processo de religação dos clientes afectados, disse à Lusa fonte da REN.
O corte no fornecimento de energia em várias zonas de Lisboa earredore s prolongou-se por quase uma hora.
O litoral centro do país também foi afectado, mas o fornecimento foi reposto às 21:30, enquanto no Norte a energia "voltou" às 21:50, segundo a mesma fonte.