Posse de Obama na imprensa de Macau e Hong Kong com revelação de meio-irmão do novo presidente americano
Macau, China, 20 Jan (Lusa) -- Barack Obama toma hoje posse como Presidente dos Estados Unidos e a imprensa de Hong Kong e Macau destaca a "inauguration" do primeiro político negro a chefiar a América e que até tem um irmão na China.
Com a tomada de posse a prolongar-se para a madrugada de quarta-feira em Macau e Hong Kong, a maioria da imprensa aproveitou o dia de hoje para destacar a posse no novo Presidente que vai substituir George Bush na Casa Branca e pode vir a ter um cão português como companheiro das duas filhas.
Na primeira do Hoje Macau, o jornal de língua portuguesa que maior destaque dá a Barack Obama, pode ver-se uma fotografia do novo Presidente feita com centenas de outras pequenas fotografias de apoiantes remetendo para as duas primeiras páginas do jornal os vários passos das cerimónias que irão culminar na entrada na Casa Branca da nova família presidencial.
No Jornal Tribuna de Macau, e sob o título "América e mundo vivem momento histórico com tomada de posse de Barack Obama", a pequena chamada da primeira página remete para duas páginas interiores onde se relatam os últimos dias do presidente eleito ou as prioridades como fecho da prisão de Guantanamo.
O Ponto Final é o único jornal de língua portuguesa que não tem na primeira página qualquer referência ao novo Presidente e dedica apenas meia página no interior do jornal à tomada de posse de Obama.
Em língua inglesa, o Macau Daily Times tem na capa uma fotografia em que dois trabalhadores penduram uma foto/pintura de Obama sob o título de "recém-chegado" e com a palavra esperança em baixo da foto.
Na imprensa de Hong Kong, o China Daily revela o meio-irmão de Barack Obama que vive na zona económica especial de Shenzhen, adjacente à antiga colónia britânica, mesmo abaixo de uma fotografia de uma fábrica de máscaras de plástico da cara de Obama.
Filho da terceira mulher do pai do novo Presidente norte-americano, Mark Ndesandjo, o meio-irmão no novo Presidente americano, nasceu no Quénia, mas foi para os Estados Unidos ainda criança.
Mark Ndesandjo está ligado a uma cadeia de restaurantes chamada Cabin BBQ e participou no fim-de-semana num espectáculo de caridade realizado em Shenzhen, com o patrocínio da Câmara de Comércio Norte-Americana no Sul da China.
No South China Morning Post as questões regionais como o caso de corrupção envolvendo o antigo presidente de Taiwan, Chen Shui-bian, enchem a primeira página embora o primeiro caderno do jornal dê também destaque a Obama nomeadamente a ligação a Abraham Lincoln ou os pormenores do "Obamobile", uma viatura especial blindada da General Motors que será o carro do novo Presidente.