Presidente da Ucrânia favorável a reforma constitucional em diálogo com oposição

Kiev, 06 fev (Lusa) -- O presidente da Ucrânia, Viktor Ianukovich, disse hoje que pretende fazer uma reforma constitucional, "o mais rapidamente possível" e em diálogo com a oposição.

Lusa /

Essa reforma deve ser conduzida "respeitando todos os procedimentos", segundo um comunicado da presidência divulgado depois de Ianukovich ter recebido em Kiev a subsecretária de Estado dos Estados Unidos, Victoria Nuland.

Para o presidente ucraniano, "o diálogo e o compromisso" com a oposição são indispensáveis para pôr fim à crise política que se instalou no país há dois meses.

O comunicado refere ainda que "vão ser tomadas proximamente medidas para acelerar a libertação" de manifestantes detidos durante os recentes confrontos com a polícia em Kiev.

As manifestações de milhares de pessoas na Ucrânia iniciaram-se no final de novembro em protesto contra a decisão do presidente de suspender os preparativos para um acordo com a União Europeia e reforçar os laços com a Rússia.

Ianukovich vai reunir-se na sexta-feira em Sochi com o presidente russo, Vladimir Putin, cuja administração advertiu esta semana Kiev de que o prometido empréstimo de 15 mil milhões de euros pode depender das decisões a tomar pelo governo ucraniano.

PUB