Radar meteorológico regista nuvem de formigas voadoras no Reino Unido

por RTP
Juan Carlos Ulate/Reuters

Um radar meteorológico britânico registou uma nuvem de formigas a sobrevoar o sudeste do Reino Unido, na passada sexta-feira. O enxame de insetos voadores, com mais de 80 quilómetros, pode ser visto do espaço e foi confundido com nuvens de chuva.

Não estava a chover, mas os radares do Met Office capturaram imagens azuis que se assemelhavam a nuvens de chuva em formação, nas regiões de Londres, Kent e Sussex, na sexta-feira. Na verdade não havia sinais de precipitação nessas regiões e o que os sistemas detetaram foi uma enorme nuvem de formigas voadores que sobrevoaram a Irlanda e as regiões sudeste do Reino Unido.

"Não está a chover em Londres, Kent ou Sussex, mas o nosso radar diz o contrário", publicou o Mef Office no Twitter.




"O radar está realmente a registar um enxame de formigas voadoras no sudeste. Durante o verão, as formigas podem subir ao céu em massa, geralmente em dias quentes, húmidos e sem vento", esclareceu o serviço de meteorologia britânico, que afirmou que as formigas "apareciam como interferência nas imagens de radar" do sistema terrestre.

Um porta-voz do Met Office disse à Sky News que havia "milhares" de formigas no enxame.

"Em dias como hoje, quando está ensolarado, o radar deteta a mancha, mas podemos ver que não tem a mesma forma das gotas de água e, na verdade, parecem mais insetos", acrescentou.

Aliás, "não é incomum que enxames maiores sejam apanhados" nos radares meteorológicos.

"Algo semelhante aconteceu quase exatamente há um ano atrás no dia das formigas voadoras", disse ainda o porta-voz do Met Office.

Segundo os especialistas, este tipo de fenómenos ocorre, geralmente, no período de acasalamento dos animais. O chamado "dia das formigas voadoras" acontece quando os machos e as fêmeas (rainhas dos ninhos de formigas), de várias colónias diferentes, saem ao mesmo tempo dos ninhos para acasalar.

De acordo com a Royal Society of Biology não há propriamente um dia específico para que todas as formigas apareçam juntas e ao mesmo tempo. As condições climáticas podem propiciar que estes animais comecem a emergir e a voar durante os meses de verão.

Uma investigação do Flying Ant Survey descobriu que as formigas só voavam quando as temperaturas estavam acima dos 13 graus centígrados e quando a velocidade do vento era inferior a 6,3 metros por segundo. E, de facto, durante a realização deste estudo, todos os dias no verão, com temperaturas médias acima dos 25 graus centígrados, milhares de formigas voavam em alguma zona do Reino Unido.

Os especialistas prevêem que esta nuvem de formigas possa permanecer sobre a região da Irlanda até ao final do mês de agosto, se as temperaturas se mantiverem.
Tópicos
pub