Rainha Sofia de Espanha iniciou visita de três dias a Cabo Verde

A Rainha Sofia, de Espanha, iniciou hoje uma visita oficial de três dias a Cabo Verde, tendo como ponto central do programa a visita à Cidade Velha, a primeira urbe construída pelos portugueses em África.

Agência LUSA /

A recuperação da Cidade Velha, visando a candidatura a Património da Humanidade da UNESCO, está a ser financiada sobretudo por Espanha, embora conte com apoios portugueses.

à chegada ao aeroporto da Cidade da Praia, pelas 16:45 (18:45 em Lisboa), a Rainha foi recebida pela primeira dama, Adélcia Pires, e pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Victor Borges, e da Cultura, Manuel Veiga.

A Rainha espanhola aterrou em Cabo Verde proveniente de Dacar, onde efectuou uma visita de um dia durante a qual se deslocou a uma unidade de acolhimento de crianças desfavorecidas que vai ser apoiada por Espanha.

Na capital cabo-verdiana, o primeiro e único ponto do programa da Rainha Sofia para hoje é um encontro com os cooperantes espanhóis em Cabo Verde, na residência do Cônsul Honorário espanhol.

Na terça-feira, Sofia visita a Cidade Velha, tendo como ponto de chegada a fortaleza filipina existente, sobranceira ao centro urbano.

Ainda na Cidade Velha, a Rainha espanhola visita a histórica Rua da Banana, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja/Convento São Francisco, onde terá lugar o descerramento da placa alusiva à visita.

Ainda na terça-feira, a monarca espanhola desloca-se à Escola "Infância Feliz", uma instituição que acolhe crianças desfavorecidas, na Cidade da Praia.

Na quarta-feira, último dia da visita, Sofia vai ao Centro de Emergência Infantil do Instituto Cabo-verdiano de Menores (ICM), ao jardim infantil "Gulbenkian" e à Escola "Cesaltina Ramos".


PUB