Restaurante com estrela Michelin investigado após envenenamento

por RTP
Heino Kalis, Reuters

O restaurante Riff, em Valência, Espanha, provocou a morte de uma mulher e um surto de intoxicações alimentares. As autoridades de Valência iniciaram uma investigação sobre o caso.

O estabelecimento fechou as portas após o sucedido e as autoridades de saúde iniciaram uma investigação para determinar a causa da morte da mulher e a origem das intoxicações.

A mulher, de 46 anos, morreu na madrugada de domingo, após ter jantado no restaurante com o marido e o filho, sábado à noite.

As autoridades regionais da saúde contactaram as pessoas que haviam comido no restaurante, entre 13 e 16 de fevereiro, e descobriram que 29 delas estavam com uma intoxicação alimentar – incluindo a mulher, o marido e o filho.

O restaurante foi inspecionado pelas autoridades, na segunda-feira, 18 de fevereiro, e não foi encontrada nenhuma explicação para o surto de intoxicações alimentares. No entanto, o Instituto Nacional de Toxicologia está a analisar amostras dos alimentos servidos no restaurante.

A porta-voz do Ministério da Saúde Regional de Valência, Ana Barceló, recusou-se a comentar relatos de que a causa do surto de intoxicações pode ter sido uma espécie de cogumelos, afirmando que aguarda pelo resultado das análises aos produtos alimentares.

Num comunicado, Bernd H. Knöller, o chefe de cozinha e proprietário do Riff, anunciou que o restaurante continuará encerrado até ser descoberta a causa das intoxicações e garantida a segurança dos clientes e dos colaboradores.

O proprietário disse que tem colaborado com a investigação e que as inspeções já realizadas mostram que o restaurante cumpriu todas as normas de saúde necessárias.

“Quero transmitir as minhas profundas condolências pelo que aconteceu, e espero que tudo se esclareça em breve”, acrescentou Bernd H. Knöller.
pub