Saddam Hussein expulso novamente do Tribunal

por Agência LUSA

O presidente iraquiano deposto Saddam Hussein, acusado de genocídio contra os curdos, foi novamente expulso do Tribunal de Bagdad, onde está a ser julgado, depois de uma discussão com o juiz presidente.

"Você é o acusado, eu sou o juiz", declarou o juiz Mohammed al- Oreibi al-Majid al-Khalifa quando ordenou ao antigo presidente para sair da sala de audiência porque este não queria ficar calado.

Saddam Hussein saiu da sala sorridente.

A sessão de hoje tinha começado com uma intervenção do juiz que preside ao julgamento, explicando ao presidente deposto como se devia comportar no tribunal.

O juiz Mohammed al-Oreibi al-Majid al-Khalifam já tinha expulsado duas vezes Saddam Hussein do tribunal numa semana devido à atitude deste no tribunal.

O governo iraquiano decidiu substituir o juiz presidente, depois de o anterior, Abdullah al-Amiri, ter afirmado que Saddam Hussein não era um ditador.

Em substituição de Amiri, o governo colocou o juiz xiita Mohammed Oreibi al-Khalifa.

Saddam Hussein e seis co-acusados estão a ser julgados desde 21 de Agosto por uma série de ataques contra a população do Curdistão entre 1987 e 1988, que provocaram cerca de 180.000 mortos.

pub