Sismo de magnitude 6,9 atinge o sul do Japão

Um terramoto de magnitude de 6,9 atingiu a região de Kyushu, no sul do Japão, segundo indicou a Agência Meteorológica do país. As autoridades emitiram alertas de tsunami para ondas de altura máxima de um metro.

RTP /
Até ao momento não há registo de qualquer problema na central nucleares de Ikata, uma das mais próximas das regiões afetadas. Reuters

Foram emitidos alertas de tsunami para o sul de Miyazaki e Kochi. Na cidade Miyazaki registou-se um tsunami de 20 centímetros, segundo indicou a emissora pública NHK, citando a agência Reuters.

Até ao momento não há relato de problemas nas centrais nucleares de Ikata ou de Sendai, as duas mais próximas dos locais onde foram emitidos alertas.
A Agência Meteorológica do Japão está a investigar se o terramoto está relacionado com a fossa do Japão.

Por norma, esta fossa está na origem de grandes terramotos a cada 100 ou 150 anos. Fortes terramotos nas proximidades são interpretados como indicação de um potencial megaterramoto no futuro próximo.

Em agosto último, a Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta para uma semana de probabilidade "relativamente maior" para um megaterramoto de magnitude 9.
Tópicos
PUB