Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Sonda Rosetta deteta regiões com água gelada no cometa 67P

por Lusa

A sonda europeia Rosetta detetou amplas regiões com água gelada na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, no qual até agora só se tinha encontrado o rastro de pequenos cristais de gelo, revela hoje a revista Nature.

De acordo com um estudo publicado pela revista, a partir de observações em luz infravermelha, cientistas do Instituto Nacional de Astrofísica de Itália (INAF) observaram gelo abundante na região do cometa batizada como Imhotep.

A missão Rosetta já tinha detetado vapor de água em 67P, e sabe-se que a água é um dos maiores constituintes do núcleo do cometa.

O cometa não apresentava até agora regiões com gelo exposto à superfície, e parecia coberto com um material escuro, seco e refratário.

Os investigadores acreditam que essa superfície está formada por pedaços de gelo de cerca de um milímetro de tamanho, resultado de uma condensação do vapor.

A sonda da Agência Espacial Europea (ESA) orbita desde agosto de 2014 em torno do corpo celeste, onde chegou após ter viajado dez anos.

Tópicos
pub