Sondagem revela que filipinos estão "muito satisfeitos" com Presidente Rodrigo Duterte

Os filipinos estão "muito satisfeitos" com os três primeiros meses de mandato do Presidente Rodrigo Duterte, marcado por declarações polémicas e uma campanha violenta contra a droga, segundo uma sondagem hoje publicada.

Lusa /

A sondagem da Social Weather Station revela que 76% dos inquiridos aprovam a gestão de Duterte e 11% dizem-se insatisfeitos.

Segundo este resultado, Duterte é o segundo Presidente mais popular das Filipinas nos primeiros meses de mandato, com uma taxa de apoio ligeiramente inferior à de Fidel Ramos, que governou o país entre 1992 e 1998.

Rodrigo Duterte tomou posse a 30 de junho e tem levado a cabo uma campanha de luta contra as drogas em que já morreram mais de 3.500 pessoas.

Estes meses têm também ficado marcados pelas seus ataques à União Europeia e aos Estados Unidos ou pelas suas declarações sobre instituições como as Nações Unidas, que considerou ser uma organização "inútil".

No entanto, a maioria dos filipinos vê Duterte como um político próximo da população e espontâneo, distante da elite que dominou o país durante décadas.

Duterte venceu as eleições presidenciais de 09 de maio com 40% dos votos.

 

 

Tópicos
PUB