SpaceX adia primeiro voo privado à ISS para 19 de maio
Washington, 05 mai (Lusa) -- A SpaceX, a primeira empresa privada que tentará enviar um foguete à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), anunciou que prevê efetuar o primeiro lançamento no dia 19, depois de ter indicado inicialmente que o pretendia fazer a 07.
"Depois de revisões adicionais e discussões entre a SpaceX e as equipas da NASA, estamos em condições de avançar para este importante lançamento. Há pequenos aspetos por resolver, mas estamos dispostos a apoiar a nova data de lançamento da SpaceX", disse o responsável pelos programas espaciais da NASA, William Gerstenmaier.
A agência espacial norte-americana encerrou, no ano passado e ao final de três décadas, o seu programa que sustentou a construção, reabastecimento e mudança de tripulações na ISS, um projeto de mais de 1.000 milhões de dólares no qual participam 16 nações.
O transporte de carga e de tripulação ficou agora a cargo das naves russas Soyuz, enquanto os Estados Unidos desenvolvem um novo tipo de veículos. Washington abriu essa área de exploração ao setor privado.
O foguete Falcon 9, que transportará a cápsula Dragon, será lançado a partir da base do Cabo Canaveral, na Florida.
DM.