Único canal de televisão da Guiné-Bissau comemora 18 anos

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

A Televisão da Guiné-Bissau (TGB), único canal televisivo do país, celebra hoje 18 anos com o mérito de nunca ter deixado de emitir, apesar das dificuldades existentes a nível de material e equipamentos técnicos.

"Nunca parou de funcionar e até ao momento cumpriu com a sua missão de prestar um serviço público", afirmou à Agência Lusa o director-geral da TGB, Francelino Cunha.

"Passámos por momentos de grande dificuldade devido à falta de equipamentos e materiais, mas em traços gerais nunca paramos de funcionar", sublinhou.

Apesar de considerar que o serviço da TGB "ainda está longe das expectativas, porque não consegue cobrir todo o território nacional" em termos noticiosos, Francelino Cunha salientou que o importante é que a televisão funcione.

Questionado sobre os apoios dados à TGB, o director-geral do único canal de televisão da Guiné-Bissau afirmou que os "apoios não chegam", sublinhando, contudo, que não está a pôr em causa a ajuda dada pelos parceiros da cooperação, nomeadamente da portuguesa através da RTP.

"Falta apoio do governo", afirmou, referindo que até ao final do ano o objectivo da TGB é sensibilizar a sociedade civil e as autoridades governamentais para reflectirem sobre a televisão nacional.

A TGB comemora hoje 18 anos apresentando um novo logótipo da estação e cenário diferente para o serviço informativo.

As duas iniciativas contaram com o apoio da RTP, estação pública portuguesa, que enviou dois técnicos de Portugal para a montagem dos novos equipamentos.

"Foi uma feliz coincidência os técnicos portugueses chegarem para montar o novo cenários e os novos genéricos", afirmou Francelino Cunha.

As comemorações do 18º aniversário da TGB começam hoje à noite nas instalações da televisão pública com a presença do secretário de Estado da Comunicação Social, João de Barros.

pub