Ursula von der Leyen eleita como presidente da Comissão Europeia

| Mundo

Ursula von der Leyen esta terça-feira no Parlamento Europeu
|

A alemã Ursula von der Leyen foi eleita como presidente da Comissão Europeia com 383 votos a favor. Vai ser a primeira mulher a ocupar o cargo.

A ministra da Defesa da chanceler Merkel foi a escolha para presidente da Comissão Europeia que saiu da difícil reunião de líderes no início deste mês, encontro com a espinhosa tarefa de distribuir os cargos de topo da União.

Um nome agora aprovado também no Parlamento Europeu, que votou esta tarde.

A política alemã precisava de uma maioria absoluta - metade dos eurodeputados mais um, ou seja, no mínimo 374 -- para suceder ao luxemburguês Jean-Claude Juncker na presidência do executivo comunitário.

Conseguiu obter 383 votos a favor. Houve ainda 327 votos contra, 22 abstenções e um voto em branco.
Andrea Neves - Antena 1

Após ter sido conhecido o resultado da votação, numas primeiras palavras, von der Leyen afirmou que se trata de uma "grande responsabilidade" e que o seu "trabalho começa agora.

Afirmou ainda que tem como objetivo um "Europa unida e forte".
Duarte Valente - RTP

Candidata indigitada pelo Conselho Europeu para a presidência da Comissão Europeia, a conservadora Von der Leyen, 60 anos, vai assim suceder, no dia 1 de novembro, a Juncker, que liderou o executivo comunitário nos últimos cinco anos.
João Botas - RTP

Tópicos:

Ursula von der Leyen, Comissão Europeia,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em 7 de outubro de 1944, os trabalhadores forçados do Sonderkommando de Auschwitz-Birkenau atacaram os guardas da SS.

Estamos em plena campanha para as Legislativas. Não queremos aqui influenciar o seu voto, mas tratar as dúvidas que nos apareceram a nós e que podem também ser as suas.

    Os portugueses escolhem os seus representantes a 6 de outubro. Acompanhe aqui a campanha, os debates e toda a informação sobre as Eleições Legislativas.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.