Venezuela. Portugueses com sentimento de insegurança nas manifestações

por Antena 1

Ivan Alvarado - Lusa

Apesar de nas últimas horas haver um conjunto de fugas por parte de políticos de Maduro para as embaixadas estrangeiras, o clima de tensão entre as forças no poder e a oposição está cada vez mais equilibradas.

Fatores que fazem crescer o receio entre a comunidade portuguesa, na participação em manifestações, como conta o enviado especial da antena 1, Pedro Sá Guerra.

Nas últimas horas as agências de notícias deram conta que o deputado venezuelano Américo de Grazia refugiou-se na embaixada italiana.

Este não é o primeiro elemento político do governo de Maduro a fazê-lo, um outro deputado, Richard Blanco, já tinha procurado refugio na embaixada da Argentina.

Estes deputados fazem parte de um grupo de dez, a quem o supremo tribunal retirou a imunidade parlamentar, depois de terem manifestado apoio ao autoproclamado presidente, Juan Guaidó.

O fuga destes dois deputados surge depois da detenção de Edgar Zambrano, vice-presidente da Assembleia Nacional a quem também tinha sido retirada a imunidade.

Do lado do presidente Nicolas Maduro, o presidente da Assembleia Constituinte, Diosdado Cabello, advertiu os países que condenaram a detenção, quarta-feira, do vice-presidente do parlamento Edgar Zambrano para que não se intrometam nos assuntos internos venezuelanos.

Diosdado frisou, ainda, que haverá novas medidas contra outros políticos venezuelanos, além dos parlamentares opositores aos quais a Assembleia Constituinte levantou a imunidade.
pub