Vídeo - Guarda costeira salta para submarino em movimento que transportava droga

por RTP
A equipa apreendeu mais de sete mil quilos de cocaína dentro da embarcação e capturou cinco alegados traficantes U.S. Coast Guard

A Guarda Costeira norte-americana divulgou um vídeo no qual um dos seus elementos salta para cima de um submarino que transportava milhares de quilos de cocaína e marijuana. Em três meses, a Guarda já apreendeu droga no valor de 505 milhões de euros.

A operação no oceano Pacífico ocorreu no dia 18 de junho, mas a Guarda Costeira dos Estados Unidos divulgou o vídeo da intervenção apenas esta quinta-feira.

As autoridades apreenderam um submarino que traficava droga, um "narco-sub", frequentemente utilizado por cartéis e traficantes para o contrabando de drogas entre fronteiras.


No vídeo é possível ver um elemento da Guarda Costeira a saltar para o submarino, em movimento, após um pedido falhado para que este parasse.

Depois do salto, um dos membros da equipa forçou a abertura da escotilha. Uma pessoa pode ser vista no seu interior.

A equipa apreendeu mais de sete mil quilos de cocaína dentro da embarcação e capturou cinco alegados traficantes. O valor estimado destas drogas é de cerca de 200 milhões de euros.

A operação fez parte de uma investigação contra o crime organizado, iniciada em maio. Em dois meses, a Guarda Costeira já intercetou 14 embarcações, vindas do México, da América Central e do Sul.

No total, foram apreendidos mais de 17 mil quilos de cocaína e 423 quilos de marijuana, com um valor estimado de 497 milhões de euros.

Na quinta-feira, o vice-presidente Mike Pence assistiu ao momento do descarregamento das drogas apreendidas, em San Diego, Califórnia.

"Um aplauso para os homens e mulheres da Guarda costeira dos EUA. Bom trabalho", disse.
Tópicos
pub