Vídeo - Guarda costeira salta para submarino em movimento que transportava droga

| Mundo

A equipa apreendeu mais de sete mil quilos de cocaína dentro da embarcação e capturou cinco alegados traficantes
|

A Guarda Costeira norte-americana divulgou um vídeo no qual um dos seus elementos salta para cima de um submarino que transportava milhares de quilos de cocaína e marijuana. Em três meses, a Guarda já apreendeu droga no valor de 505 milhões de euros.

A operação no oceano Pacífico ocorreu no dia 18 de junho, mas a Guarda Costeira dos Estados Unidos divulgou o vídeo da intervenção apenas esta quinta-feira.


As autoridades apreenderam um submarino que traficava droga, um "narco-sub", frequentemente utilizado por cartéis e traficantes para o contrabando de drogas entre fronteiras.


No vídeo é possível ver um elemento da Guarda Costeira a saltar para o submarino, em movimento, após um pedido falhado para que este parasse.

Depois do salto, um dos membros da equipa forçou a abertura da escotilha. Uma pessoa pode ser vista no seu interior.

A equipa apreendeu mais de sete mil quilos de cocaína dentro da embarcação e capturou cinco alegados traficantes. O valor estimado destas drogas é de cerca de 200 milhões de euros.

A operação fez parte de uma investigação contra o crime organizado, iniciada em maio. Em dois meses, a Guarda Costeira já intercetou 14 embarcações, vindas do México, da América Central e do Sul.

No total, foram apreendidos mais de 17 mil quilos de cocaína e 423 quilos de marijuana, com um valor estimado de 497 milhões de euros.

Na quinta-feira, o vice-presidente Mike Pence assistiu ao momento do descarregamento das drogas apreendidas, em San Diego, Califórnia.

"Um aplauso para os homens e mulheres da Guarda costeira dos EUA. Bom trabalho", disse.

Tópicos:

Cocaína, Guarda costeira, Marijuana, Tráfico de droga, Estados Unidos,

A informação mais vista

+ Em Foco

A Grécia agradeceu a Portugal a solidariedade do país pela disponibilidade de receber mil migrantes e refugiados, atualmente alojados em condições precárias naquele país.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.