Visão Global 2017: Lumena Raposo

por Lumena Raposo - Jornalista
DR

Personalidade do ano: Presidente chinês Xi Jinping
Em outubro último, Pequim foi palco do 19º Congresso do Partido Comunista Chinês (PCC). As decisões da reunião quinquenal marcam uma nova etapa na história do país a que o mundo não fica indiferente.

Revelando certa perda de memória, os 2300 delegados “entronizaram” o Presidente chinês e inscreveram os seus pensamentos e discursos na constituição do país – algo que só feito com Mao Tse-Tung e Deng Xiaoping (este a título póstumo) -, avalizando o regresso do poder único com as consequências inerentes.
Acontecimento do ano: Congresso do Partido Comunista Chinês
Xi Jinping é hoje, aos 64 anos, o líder mais ambicioso e poderoso do mundo. No discurso de três horas ao Congresso do PCC, Xi explanou o seu “Sonho Chinês” – fazer do país a maior potência mundial, a todos os níveis. Filho de um amigo de Mao, Xi viveu anos difíceis quando o pai foi vítima das purgas do líder histórico.

Eleito em 2013 presidente da China, Xi reforça o seu poder pessoal. Na luta contra a corrupção afasta críticos e opositores e as liberdades são cortadas no país que quer “jovem, dinâmico”.

pub