Wikipédia barra acesso ao site em Espanha e Itália

| Mundo

Acesso à plataforma estará vedado até ao meio-dia
|

O acesso à Wikipédia encontra-se vedado até quinta-feira, na Espanha e na Itália. A medida surge como protesto contra a lei dos direitos de autor, que será votada amanhã no Parlamento Europeu.

A Fundação Wikimedia, que promove a enciclopédia digital Wikipédia, não aceitou a proposta de reforma da diretiva europeia sobre os direitos de autor. Esta reforma será votada no Parlamento Europeu nesta quinta-feira, ao meio dia.

Na Espanha e na Itália o protesto foi levado a sério. Até ao meio dia desta quinta-feira, ou seja, até a lei ser votada, o acesso à Wikipédia encontra-se interdito.

Por detrás dos protestos estão as reformas dos artigos 11.º e 13.º, da diretiva europeia sobre os direitos de autor.

No primeiro reflete-se sobre o direito de os editores de media serem pagos, quando os excertos das suas publicações são utilizados por terceiros. Já o 13.º propõe a criação de um filtro contra a agregação de conteúdos que violem os direitos de autor, tal como noticia o jornal El País.

Por essa razão, a página espanhola da Wikipédia exibe um comunicado onde se pode ler que “caso a lei seja aprovada, danificaria significativamente a Internet aberta que conhecemos hoje”.

Acrescenta que “ações como partilhar uma notícia nas redes sociais, ou aceder à mesma através de um motor de busca tornar-se-ão mais complicadas”.

Tópicos:

Espanha, Europeu, Itália, Parlamento, Wikipédia, autor, direitos, lei, protesto, acesso,

A informação mais vista

+ Em Foco

Várias organizações de defesa dos Direitos Humanos exigem uma investigação rigorosa.

A morte do advogado foi conhecida há dois anos, no Natal, mas existem vários indícios de que a possa ter simulado.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.