Açores, região "pioneira" na introdução do inglês no ensino básico

A secretaria da Educação dos Açores assegurou hoje que a região é "pioneira" na adopção de medidas idênticas às propostas pelo Governo da República para o ensino básico relativas à carga horária e à introdução do Inglês.

Agência LUSA /

O departamento do Governo Regional, que se reuniu esta semana com os conselhos executivos, adiantou que os Açores têm em curso o projecto Escola Integrada do Primeiro Ciclo do Ensino Básico que, entre outras medidas, já introduziu o estudo da língua inglesa neste nível de ensino.

Além disso, o Governo apresentou aos conselhos executivos, no âmbito do currículo regional, um projecto experimental que pretende reforçar e flexibilizar as cargas horárias em áreas estruturantes como a língua portuguesa, matemática e estudo do meio.

Com esta medida, está garantido o "cumprimento da totalidade da carga horária fixada, bem como os tempos diários de estudo acompanhado" para reforço dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, realçou.

Paralelamente, as escolas dos Açores asseguram a todos os alunos do primeiro ciclo actividades curriculares de língua estrangeira, educação física e desporto, tecnologias de informação e expressões artísticas.

Segundo a secretaria, a proposta mereceu a "concordância generalizada" dos conselhos executivos e das várias unidades orgânicas do sistema educativo regional.


PUB