Alijó garante computadores e Internet para 66 alunos em ensino à distância

por Lusa

A Câmara de Alijó e o Agrupamento de Escolas vão garantir computador e acesso à Internet para 66 alunos que não dispunham destas ferramentas para o ensino à distância, anunciou hoje o município.

"Desde a primeira hora, a Câmara Municipal teve a preocupação de universalizar a igualdade de oportunidades e assegurar que todos os alunos do concelho dispõem de meios tecnológicos para aceder aos conteúdos educativos, até que as atividades letivas presenciais sejam restabelecidas", afirmou, em comunicado, o presidente José Rodrigues Paredes.

Por causa da covid-19, o terceiro período para os alunos do 1.º ao 10.º ano vai decorrer em regime de ensino à distância e com o recurso à telescola, que começa a ser emitida na RTP Memória a partir de segunda-feira.

Depois de um levantamento às necessidades dos estudantes que frequentam o ensino no concelho, o Agrupamento de Escolas D. Sancho II -- Alijó sinalizou 66 alunos sem computador ou acesso à Internet.

A autarquia disse que "investiu na aquisição de computadores e equipamentos informáticos e na rentabilização de recursos tecnológicos já existentes, em articulação com o agrupamento, para garantir que todos os alunos tenham acesso à nova modalidade de ensino".

Para o efeito foram adquiridos computadores novos, equipamentos periféricos e componentes, como ratos e discos de memória, que permitiram recuperar computadores que já estavam a ser utilizados nas escolas.

"A escola assumiu a aquisição de `hotspots` de ligação à Internet, que serão distribuídos consoante as necessidades", acrescentou o diretor do Agrupamento de escolas D. Sancho II, Carlos Peixoto.

Portugal, que prolongou o estado de emergência até 02 de maio, regista hoje 657 mortos associados à covid-19, mais 28 do que na quinta-feira, e 19.022 infetados (mais 181), segundo indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Tópicos
pub