Ascensor da Bica comemora terça-feira 113º aniversário
O Ascensor da Bica, que faz a ligação entre a Rua de São Paulo e o Largo do Calhariz, comemora terça-feira o 113º aniversário ao serviço dos lisboetas.
Tal como os seus "irmãos" das calçadas do Lavra e da Glória, o elevador da Bica está classificado desde 2002 como Monumento Nacional e detém o privilégio de ter sido o primeiro transporte de Lisboa a vencer com êxito uma das suas encostas mais íngremes, salienta a Carris em comunicado.
Construído pela Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa para ligar a Rua de São Paulo ao Largo do Calhariz, o elevador foi inaugurado a 28 de Junho de 1892 com "pompa e circunstância".
O sistema de tracção original era de cremalheira e cabo por contrapeso de água sendo os carros de caixa aberta, com nove metros de comprimento e bancos dispostos em plateia.
As frequentes faltas no abastecimento de água, obrigando a interrupções no serviço, fizeram com que, em 1886, a empresa decidisse substituir o sistema de tracção por máquinas a vapor, que asseguraram o serviço até ao momento em que foi decidida a electrificação do sistema.
Mais tarde, em 1916, durante os trabalhos de assentamento de um dos novos carros sobre os carris, o mau funcionamento dos travões precipitou-o, após uma descida descontrolada, de encontro à Estação da Rua de S.Paulo, onde se despedaçou.
Em consequência deste acidente o ascensor da Bica permaneceu inactivo durante vários anos até que, em 1923, a Câmara de Lisboa exigiu que voltasse a funcionar.
O sistema que então foi adoptado diferia do anterior por terem sido suprimidos os motores dos carros, os quais passariam a ser accionados por um motor instalado num subterrâneo da Estação do Largo do Calhariz.
A 27 de Junho de 1927 o ascensor da Bica retomou o seu funcionamento já como propriedade da Carris devido à dissolução na Nova Companhia dos Ascensores de Lisboa.
Na década de 1930 os carros sofreram algumas alterações assumindo então o seu aspecto actual.