Assunção Cristas cedeu espaço que não pertencia ao Ministério a uma associação sob suspeita

por RTP

A ex-ministra da Agricultura, Assunção Cristas cedeu instalações que não eram do ministério ao presidente de uma associação que está a ser investigado por burla qualificada. A decisão da atual líder do CDS foi tomada em junho de 2015.

Mas o edifício em causa já pertencia à Universidade de Lisboa desde 2013 e por decisão do mesmo governo de Assunção Cristas.

Por causa desta cedência de espaço, da qual não há qualquer registo escrito, a Universidade de Lisboa tenta há dois anos, sem sucesso, despejar a Câmara Agrícola Lusófona das instalações que lhe pertencem.

A Universidade está impedida de requalificar o edifício ocupado e, em alternativa, está obrigada a usar um pré-fabricado, sem segurança, para dar aulas.

A diretora do Instituto de Agronomia diz que está à espera da PSP para apoiar a última ordem de despejo, decidida há mais de meio ano.

Entretanto, a Câmara Agrícola Lusófona continua a ter as contas de água, luz e gás pagas pela Direção Geral de Veterinária que, por protocolo, ocupa metade do edifício.
pub