País
Braga. O que aconteceu afinal com o apagão?
Várias freguesias de Braga ficaram sem luz, esta quarta-feira à noite. Um apagão que afetou milhares de pessoas. A EDP explica que a situação deveu-se a avarias na rede de média tensão, quebrando a distribuição de luz.
A falta de luz começou pelas 20 horas. Milhares de pessoas ficaram às escuras, vários eletrodomésticos danificados e fichas queimadas. Há ainda registo de pessoas que ficaram presas nos elevadores. Mas afinal o que aconteceu?
A EDP revelou que a falha de fornecimento de energia deveu-se a quatro avarias na rede de média tensão que aconteceram praticamente em simultâneo, afetando várias freguesias da cidade de Braga.
O chefe dos bombeiros sapadores de Braga, Francisco Braga, disse à Antena 1 que houve uma descarga elétrica num poste, que seguidamente fez uma descarga para o interior de um apartamento próximo, tendo provocado um ligeiro incêndio.
Houve ainda pedidos de auxílio de pessoas que, devido à falta de energia, ficaram presas dentro de elevadores.
Porém, não há registo de feridos. Apenas danos materiais, como algumas fichas queimadas e eletrodomésticos danificados.
A energia foi restabelecida gradualmente. Às 23h00, a EDP disse que a energia elétrica tinha sido restabelecida em mais de 80 por cento da zona afetada. Só por volta da uma da manhã a energia foi restabelecida a 100 por cento.
Quanto aos clientes cujos equipamentos ficaram danificados, poderão ser reembolsados pela EDP Distribuição, caso se comprove que o apagão provocou tais danos.