Brexit. Merkel ainda acredita numa saída com acordo

| País
Brexit. Merkel ainda acredita numa saída com acordo

Foto: Hayoung Jeon - EPA

Angela Merkel garante que vai fazer todos os esforços para uma saída ordeira do Reino Unido até ao último dia das negociações. O vice primeiro-ministro britânico considera que as preocupações sobre possível saída da UE sem acordo são "exageradas".

A chanceler alemã disse esperar que a visita do primeiro-ministro inglês à Alemanha, na próxima quarta-feira, resulte num diálogo que leve a boas soluções. Ainda assim, frisou que a União Europeia está preparada para uma saída sem acordo.

"Até ao final das negociações estou disposta a encontrar, sobretudo, uma solução. Acho que é sempre melhor sair com um acordo do que sem acordo. Mas ainda assim, se isso não for possível, estaremos preparados para uma alternativa", afirma Angela Merkel.

Angela Merkel não desiste e ainda acredita que o Reino Unido possa sair da União Europeia com um acordo, o que segundo documentos publicados este domingo pelo jornal Sunday Times pode ter consequências graves no dia-a-dia dos britânicos.

Se o Reino Unido sair da UE sem acordo, o país pode debater-se com a falta de combustível, comida e medicamentos. O vice primeiro-ministro britânico, Michael Gove, considera que estas preocupações são "exageradas".



"Nós demos passos em frente, não só para lidar com os riscos, mas também para ter a certeza que a nossa economia e o nosso país estão a melhorar mais do que nunca para abandonar a União Europeia no dia 31 de outubro", afirma Michael Gove.

A informação mais vista

+ Em Foco

A RTP ouviu os seis lideres partidários sobre temas que escapam aos programas políticos e que contribuem para definir o perfil dos candidatos.

    Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

    Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.