"Bucagel" vai ser retirado do mercado por problemas na embalagem
Vários lotes do gel analgésico "Bucagel", muito utilizado durante a erupção dos primeiros dentes, vão ser retirados do mercado devido a alterações nas bisnagas em que é armazenado, anunciou a autoridade para o medicamento.
Uma nota do Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed), a que a Agência Lusa teve acesso, informa que o problema foi detectado pela firma que comercializa o "Bucagel", a qual decidiu proceder à recolha dos lotes.
O problema foi detectado no revestimento interno do lote de bisnagas utilizado no fabrico, que está alterado ao nível do anel de látex de selagem do tubo, o que provoca o derramamento do produto.
O "Bucagel" é um gel analgésico para administração bocal, sendo muito utilizado para minimizar a dor durante a erupção dos primeiros dentes. No entanto, é um medicamento que também é recomendado para adultos.
Trata-se de um Medicamento Não Sujeito a Receita Médica (MNSRM) que é vendido em bisnagas com 10 gramas de salicilato de colina (substância activa).
Ao tomar conhecimento do problema, o Infarmed ordenou a "suspensão imediata" da comercialização do "Bucagel".