Capitania de Cascais alerta para início de época balnear com obras nas praias

A época balnear na linha de Cascais vai começar no dia 1 de Junho com constrangimentos devido a várias obras, alertou hoje o capitão do Porto de Cascais, Nuno Sousa Pereira.

Agência LUSA /

"Estão a decorrer obras no litoral", afirmou o capitão Nuno Sousa Pereira à Lusa.

Os trabalhos do Plano da Orla Costeira (POC), da responsabilidade do Instituto da Água (Inag) e as obras de requalificação costeira promovidas pela autarquia de Cascais estarão sexta-feira em destaque num seminário preparatório da época balnear, no Centro Cultural de Cascais, promovido pela capitania, em parceria com a Câmara Municipal.

Segundo Sousa Pereira, a praia de Carcavelos será das mais afectadas nas zonas de acesso e estacionamento, devido às obras do lado nascente, levadas a acabo pelo Inag.

O responsável da Capitania do Porto de Cascais chama ainda a atenção para as obras de recarga generalizada de areias que decorrem nas praias da linha do Estoril.

Carcavelos será, em princípio, a única praia onde estas acções terão lugar já na época balnear.

"Espera-se que não sejam muito sentidas, dada a extensão do areal da praia de Carcavelos que faz com que as pessoas tenham sempre acesso ao mar", tranquiliza o capitão.

Na preparação da época balnear, que arranca a 01 de Junho, a Capitania vai sensibilizar os concessionários para as suas obrigações, nomeadamente a de garantirem a segurança das praias através de uma equipa de nadadores salvadores.

Segundo Sousa Pereira, há que esclarecer os concessionários deste ponto, já que um decreto-lei do ano passado imputava esta responsabilidade ao ministério do Ambiente, o que ficou sem efeito por falta de regulamentação.

Na próxima época balnear está prevista a recolha selectiva de lixo, através da colocação de ecopontos nas zonas de acesso e sacos adequados no areal.

Esta acção decorrerá igualmente nas praias dos concelhos de Oeiras, Sintra e Mafra.

Nesta época balnear tem ainda início, nas praias de bandeira azul, um projecto patrocinado por uma empresa de telecomunicações, que nos próximos três anos entregará às equipas de nadadores salvadores motas de água, postos de praia e placards para informações.

PUB