Centro de Genética Médica Dr. Jacinto Magalhães, no Porto, está em autogestão
Porto, 02 jan (Lusa) -- O Centro de Genética Dr. Jacinto Magalhães, no Porto, encontra-se "em autogestão" até que o Governo publique uma portaria que defina a sua integração no Centro Hospitalar do Porto (CHP), disse hoje à Lusa fonte ligada à instituição.
Esta situação decorre do facto de o decreto-lei n.27/2012, de 08 de fevereiro, estabelecer que o Centro de Genética Médica Doutor Jacinto Magalhães se manteria, "transitoriamente, até 31 de dezembro, com a natureza de serviço desconcentrado" do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Governo anunciou a intenção de integrar este Centro de Genética no CHP, que integra o Hospital de Santo António, a Maternidade Júlio Dinis e o Hospital Joaquim Urbano, mas tal ainda não aconteceu.
Fonte oficial do CHP confirmou à Lusa que "a portaria [que determinará a integração] ainda não saiu".
A mesma fonte adiantou que, "nos últimos meses, o CHP tem andado a trabalhar nesta integração" e que, assim que for publicada a portaria, "o CHP assumirá plenamente o Centro de Genética".
A Lusa contactou o Ministério da Saúde, bem como o INSA para obter esclarecimentos, mas até ao momento ainda não obteve resposta.
A fonte ligada ao Centro de Genética adiantou à Lusa que, na semana passada, "vários funcionários mostravam preocupação com a atual situação, até porque o INSA afirmou que nada mais tinha a ver com o centro a partir do dia de hoje".
"Parece que não somos filhos de ninguém", lamentou a mesma fonte.
O Centro de Genética Dr. Jacinto Magalhães compreende atualmente as unidades de Genética Médica, Genética Molecular, Bioquimica Genética e Citogenética.
A unidade de Rastreio Neonatal e o laboratório de Biologia Clínica, responsável pelo Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, conhecido como o `teste do pezinho`, foram já transferidos, em 2012, para o Centro de Saúde Pública Dr. Gonçalves Ferreira, também no Porto.
O Centro de Genética Médica Dr. Jacinto Magalhães é responsável pelo rastreio e acompanhamento de doentes portadores de doenças genéticas e raras. É também o único centro de importação de produtos hipoproteicos em Portugal.