Cidadãos de Lisboa limpam as ruas como alerta para o problema

por Arlinda Brandão - Antena 1

Foto: Arlinda Brandão - Antena 1

O problema da acumulação de lixo em Lisboa continua. A capital está a produzir em média cerca de 900 toneladas de resíduos por dia. Com o fim da pandemia e o regresso do turismo, agravou-se a situação.

Neste dia de reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, que tem na agenda a gestão de resíduos na capital, a Antena 1 aborda os problemas com o lixo pelo olhar de um grupo de cidadãos que anda a contribuir para a limpeza das ruas da cidade.

São voluntários que querem alertar os responsáveis políticos e sensibilizar a população para o problema, com a primeira ação que já decorreu no bairro da Graça, seguindo-se Arroios e no dia 13 deste mês vai ser em Santa Maria Maior.


É nesta freguesia, no bairro de Alfama, que a rádio pública foi com alguns destes voluntários constatar a acumulação de lixo alvo de queixas e preocupações.

A Antena 1 contactou a Câmara de Lisboa, que nos referiu que a recolha e o transporte do lixo urbano são da responsabilidade da Câmara Municipal, enquanto a limpeza dos espaços ao redor dos ecopontos é assumida pelas juntas de freguesia, no âmbito da descentralização de competências.

Mas este modelo não está a funcionar bem e a autarquia compromete-se a negociar, em breve, com as juntas de freguesia um novo regulamento com outra solução mais eficaz.

Vai contratar também mais 200 trabalhadores, entre cantoneiros e motoristas de veículos.
pub