Comboios de 4 em 4 minutos no troço mais procurado da Linha de Sintra

A ligação Queluz/Belas- Damaia, o troço de maior procura da Linha de Sintra, vai ter comboios de quatro em quatro minutos, nos períodos de ponta, a partir de domingo, anunciou hoje a CP.

Agência LUSA /
DR

A reestruturação dos horários das linhas de Sintra e da Azambuja, hoje apresentada, prevê o aumento do número de composições e de lugares num eixo que serve actualmente cerca de metade do total de clientes da companhia.

As linhas de Sintra e da Azambuja são anualmente utilizadas por 65 milhões de passageiros (51 milhões e 14 milhões de passageiros, respectivamente).

Nos períodos de ponta (07:00-10:00 e 16:30-20:00), no troço de maior procura da Linha de Sintra, os passageiros passam a beneficiar de 14 comboios por hora, quando actualmente existem oito.

Os 100 milhões de lugares disponibilizados anualmente pela empresa nestas linhas aumentam para 124 milhões (mais 24 por cento), no troço de maior procura (Queluz-Damaia).

Na linha da Azambuja a CP vai aumentar a frequência, reduzindo em vários minutos o intervalo entre comboios.

Segundo a CP, a capacidade cresce entre 17 e 100 por cento na Linha de Sintra e 16 e 37 por cento na linha da Azambuja.

Os novos horários contemplam igualmente a redução do número de transbordos - mudança de comboio para chegar ao destino - de nove para dois por cento e a introdução de ligações directas, com forte impacto ao nível do conforto e da rapidez da viagem, refere a empresa num comunicado.

LINHA DE SINTRA Sintra/Rio de Mouro: mais 5.184 lugares por hora (aumento de 100 por cento). Oito comboios por hora (de sete em sete minutos).

Cacém/Barcarena: mais 5.184 lugares por hora (aumento de 50 por cento). Doze comboios por hora (de cinco em cinco minutos).

Monte Abraão/Benfica: mais 2.592 lugares por hora (aumento de 17 por cento). Catorze comboios por hora (de quatro em quatro minutos).

Queluz-Belas, Amadora, Reboleira, Santa Cruz- Damaia: mais 7.776 lugares por hora (aumento de 75 por cento). Todos os comboios param nestas estações com intervalos de quatro minutos.

LINHA DA AZAMBUJA Azambuja/Castanheira do Ribatejo: mais 476 lugares por hora (aumento de 37 por cento). Dois comboios por hora (30 em 30 minutos).

Vila Franca/Alhandra: mais 476 lugares por hora (aumento de 16 por cento). Quatro comboios por hora (de 15 em 15 minutos).

Alverca/Oriente: mais 1.296 lugares por hora (aumento de 27 por cento). Seis comboios por hora (de 10 em 10 minutos).

PUB