Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam portuguesa ferida e outra desaparecida

Confraria dos Gastrónomos do Algarve reúne sábado mais de 250 pessoas

Mais de 250 pessoas participam sábado na cerimónia de entronização dos órgãos máximos e dos Confrades de Honra da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, criada em Setembro último para preservar e promover a culinária típica daquela região.

Agência LUSA /

Entre os Confrades de Honra que serão entronizados encontram- se a fadista Cidália Moreira e o historiador José Manuel Tengarrinha.

Constituída em 09 de Setembro passado, a Confraria de Gastrónomos do Algarve tem como objectivo principal defender e promover a investigação do património gastronómico algarvio, bem como o receituário, arte e técnica dos produtos regionais.

Em nota enviada à Agência Lusa, aquela Confraria observa, no entanto, que a defesa da "autenticidade da gastronomia regional, não irá reprimir a sua evolução natural".

Após a recepção aos convidados - entre os quais membros de outras confrarias de Portugal, França e Espanha -, no Salão Nobre da Câmara de Portimão, pelas 11:00 horas, as confrarias desfilam até à Igreja Matriz, onde se realiza a Missa de Bênção dos Confrades e a cerimónia de Entronização.

Depois de lido um resumo do curriculum, os confrades trajados com capa, chapéu e o escapulário com a medalha, símbolo da confraria, serão chamados individualmente ao altar.

A Confraria da Broa de Avintes e a Confraria dos Nabos e Companhia, na qualidade de padrinhos, entronizam os presidentes da direcção, do conselho fiscal e da assembleia-geral da Confraria de Gastrónomos do Algarve.

Além de Cidália Moreira e José Manuel Tengarrinha são também Confrades de Honra os presidentes das câmaras municipais de Portimão (Algarve) e de Estremoz (Alentejo) e o governador civil de Faro.

Na ocasião, será homenageado a título póstumo o ex-presidente da autarquia de Portimão Nuno Mergulhão, com a entrega da Medalha de Confrade de Honra ao seu filho.

O autarca faleceu em Dezembro de 1999, na sequência de um acidente de viação, perto de Grândola, quando se dirigia para uma reunião da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

A cerimónia termina com o juramento em que se comprometem a defender e a divulgar a gastronomia do Algarve.

Entre as presenças confirmadas para o "I Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve", estão a Federação Nacional das Confrarias da Gastronomia Portuguesa, Confraria do Cocido de Lalin (Espanha), Confraria dos Nabos das Astúrias (Espanha), Confraria Gastronómica da Panela ao Lume, Confraria da Morcela de Arroz e Confraria da Moenga.

PUB