Empresa portuguesa lança programa pioneiro para preparar a reforma

A Associação Portuguesa de Management e a empresa portuguesa de tintas CIN estão a desenvolver um programa pioneiro de formação, que visa apoiar os trabalhadores, em idade de pré-reforma, a enfrentar a "nova etapa da vida", foi hoje anunciado.

Agência LUSA /

Denominado "Viver com Sabedoria - Reforma Activa", o programa pretende levar os colaboradores em fase de pré-reforma, com idades compreendidas entre os 55 e os 65 anos, a compreender melhor a reforma através da participação em sessões de trabalho, explicou à agência Lusa a chefe do departamento de Recursos Humanos da CIN.

Para isso, durante três dias, uma equipa, constituída por psicólogos, médicos, nutricionistas, gestores, e elementos de várias instituições, como a "Universidade Sénior", procura orientar e dar pistas para que cada colaborador possa definir o seu próprio projecto de reforma, referiu Mavilde Tinoco.

Através de um formato pioneiro em Portugal, inspirado naquilo que já se faz em termos de política social empresarial em algumas multinacionais americanas, o programa pretende assim "minimizar os sentimentos de perda e baixa-estima, que os colaboradores normalmente apresentam quando confrontados com o processo de reforma", disse.

Planear atempadamente a reforma, aprender a gerir a mudança no estilo de vida, identificar e desenvolver competências para novos projectos de vida são assim alguns dos objectivos do programa.

"Mostrar aos nossos colaboradores que o seu contributo profissional e pessoal é ainda importante e que esta nova etapa na vida não significa, obrigatoriamente paragem, mas sim lazer, tempo livre, actividades, projectos, família", referiu Mavilde Tinoco.

A primeira acção foi desenvolvida durante o mês de Janeiro e integrou 31 quadros e chefias, de um total de 790 trabalhadores do grupo sedeado na Maia.

De acordo com a responsável, o projecto pretende agora estender- se, através de uma calendarização estabelecida pelo departamento de Recursos Humanos, a todos os trabalhadores da empresa em idade de pré- reforma.

"É com antecipação que se prepara a reforma", frisou a chefe do departamento de Recursos Humanos.

O programa divide-se em quatro etapas, o módulo I é dedicado ao "Desenvolvimento Pessoal" e ministrado por uma psicóloga e o módulo II, a cargo de um psiquiatra e um nutricionista, aborda questões relacionadas com a saúde, nomeadamente cuidados médicos, alimentares e actividade física.

A gestão financeira, os "caminhos" para a aplicação do património e algumas noções de direito sucessório são temas abordados por uma equipa de gestores no módulo III e a apresentação de projectos individuais de pessoas já reformadas integra último módulo.

ICO.

Lusa/Fim


PUB