EM DIRETO
Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito no Médio Oriente

Entra em funcionamento urgência regional de ginecologia e obstetrícia da Península de Setúbal

Entra em funcionamento urgência regional de ginecologia e obstetrícia da Península de Setúbal

O objetivo é dar resposta à escassez de profissionais e evitar constrangimentos. O serviço, que abriu portas às 9h00, vai funcionar em dois polos.

RTP /
Foto: António Antunes - RTP

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, é a unidade sede da urgência centralizada com bloco de partos e apoio perinatal diferenciado. O outro polo está no hospital São Bernardo, em Setúbal.

É a segunda urgência centralizada a abrir portas, depois da urgência regional de Loures, que começou a funcionar o mês passado.
A ministra da Saúde diz que a nova urgência regional dá mais segurança e previsibilidade às grávidas.

Ana Paula Martins explica que apesar dos esforços das equipas do Barreiro não foi possível evitar encerramentos.
Urgência do Barreiro fecha
A urgência de obstetrícia e ginecologia do Barreiro fecha em definitivo a partir de hoje. As utentes são encaminhadas para a urgência do Hospital de Almada e para Setúbal.

Em Setúbal, haverá grandes dificuldades em fazer escalas uma vez que o quadro tem apenas 7 obstetras, e só 4 fazem urgências sem qualquer restrição.
No ano passado, foram realizados perto de 2200 partos em Almada e 1.100 no Barreiro.

Apesar do encerramento da urgência do Barreiro, o diretor executivo do SNS garante que os partos programados vão continuar a ser realizados no Hospital do Barreiro.
PUB