Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Estudantes de Direito de Coimbra boicotam provas orais em desacordo com critérios de avaliação

por Lusa

Coimbra, 24 jun 2019 (Lusa) - O Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra convocou para terça-feira, 25 de junho, um "boicote pacífico das provas orais" de Economia Política II, em protesto contra os critérios de avaliação da cadeira.

Os estudantes acusam o docente responsável pela disciplina, Victor Calvete, de usar critérios de avaliação que violam, "de forma clara", o Regulamento do Curso de Licenciatura em Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Em causa está a decisão de Calvete de não cotar para 20 valores a prova escrita. O método de correção utilizado na prova escrita consistiu na atribuição de 0,26 valores (resultado da divisão de 20 valores pelas 75 questões da prova) a cada uma das respostas corretas, excluindo a cotação da 75.ª questão, dando a cotação máxima possível à prova escrita de 19 valores.

"Esta divisão de cotações, para além de ser matematicamente incompreensível, é pedagogicamente insustentável, sendo óbvio o prejuízo e a injustiça que os estudantes avaliados sofreram, existindo estudantes que se encontram reprovados através deste método que não o estariam caso o mesmo cumprisse o regulamento e a lei", referem os estudantes em nota divulgada hoje.

Os estudantes concluem que "é impossível a qualquer estudante, por mais brilhante que seja, obter a classificação de 20 valores na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra", colocando-os em desvantagem em relação a alunos de outras escolas de Direito.

O Núcleo disse à Lusa que contactou o professor da cadeira, mas a resposta que recebeu foi: "Quero deixar bem claro que não lhes vou responder", avisou Victor Calvete.

Perante esta resposta, o Núcleo avançou com o boicote "numa demonstração de solidariedade e apoio aos colegas incorretamente avaliados, não compactuando com uma avaliação que considera manifestamente injusta e não permitindo que a mesma se legitime com o avanço do processo formal de avaliação".

pub