Fenómeno extremo de vento provoca danos em 30 habitações de Pombal

por Lusa

Pombal, Leiria, 10 mai (Lusa) - Um fenómeno extremo de vento em Vale das Moitas, em Carnide, no concelho de Pombal, provocou danos em 30 habitações, barracões e estaleiros, informou o presidente da Câmara de Pombal à Lusa.

Segundo o presidente do Município de Pombal (PSD), Diogo Mateus, o fenómeno de ventos fortes não provocou desalojados nem feridos, tendo-se registado uma quebra na rede elétrica, situação que já está reposta.

Diogo Mateus revelou que as pessoas com quem falou relataram, por volta das 12:30, um fenómeno de "vento muito forte, o céu muito escuro e um turbilhão violento e ruidoso, idêntico a um mini-tornado", que demorou "cerca de 30 segundos" e "depois desapareceu".

O vento, acompanhado de chuva intensa, destruiu telhas e barracões agrícolas e provocou a queda de árvores, "verificando-se a projeção de vários materiais, como telhas e até de uma viga de parede de esforço, que foi arremessada cerca de 40 metros".

"Foi um fenómeno de muita violência, felizmente sem feridos", disse Diogo Mateus, ao referir que a intempérie atingiu, sobretudo, as localidades de Valeirão, Vale das Moitas e Carnide.

O presidente da Câmara adiantou que, "genericamente, a parte elétrica já foi reposta", assim como as telecomunicações e as vias rodoviárias.

Diogo Mateus informou ainda que esta quinta-feira a autarquia irá "juntamente com os sapadores florestais fazer uma revisão às áreas atingidas para atestar da segurança de algumas árvores".

Será também efetuada a limpeza dos resíduos e materiais que ficaram espalhados nas ruas.

O Município de Pombal está também a acompanhar as "situações das habitações danificadas de pessoas mais carenciadas, que poderão ter apoio social".

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria adiantou que o alerta foi dado pelas 14:23, registando-se quedas de árvores e cabos elétricos.

No local estiveram elementos da Proteção Civil e engenheiros da autarquia, os Bombeiros Voluntários de Pombal, técnicos da PT e EDP, as autoridades e os presidentes da Câmara de Pombal e da Junta de Freguesia de Carnide, acrescentou Diogo Mateus.

Tópicos
pub