"Fiz sete anos e meio de ensino superior" - José Sócrates

por Agência LUSA

O primeiro-ministro salientou, na entrevista conjunta da RTP e da RDP, que fez sete anos e meio de ensino superior, dos quais seis anos e meio em estabelecimentos públicos e apenas um ano no privado.

A polémica em torno das habilitações académicas do primeiro-ministro dominou os primeiros 45 minutos da entrevista conduzida pelos jornalistas Maria Flor Pedroso e José Alberto Carvalho.

Neste ponto, José Sócrates recusou ter sido alvo de "tratamento de favor ou excepcional" ao longo da sua carreira académica" e especificou com algum pormenor as suas habilitações literárias: bacharelato no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), frequência de um ano no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e um ano na Universidade Independente (UnI).

"Anos depois fiz um MBA no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE). Fiz sete anos e meio de Ensino Superior, dos quais seis anos e meio em instituições públicas", frisou.

Na entrevista, Sócrates argumentou que não mudou do ISEL para a UnI por motivos de facilidade, dizendo que naquele instituto teve uma média de 14 valores.

Ainda para reforçar a questão do tempo que passou em frequência do Ensino Superior, o chefe do Governo referiu que, ao longo da sua carreira académica, fez "55 cadeiras" e foi "avaliado por dezenas de professores".


pub