Inaugurado primeiro troço do Metro Sul do Tejo

O primeiro-ministro e o ministro das Obras Públicas inauguram hoje o primeiro troço do Metro Sul do Tejo, que liga Corroios, no Seixal, à Cova da Piedade, em Almada, 16 meses depois da data inicialmente prevista.

Agência LUSA /
Composições têm capacidade para mais de 300 pessoas Lusa

José Sócrates e Mário Lino estarão às 10:30 no Parque de Maquinaria e Oficinas da concessionária para inaugurar a entrada em funcionamento do metropolitano, apesar de apenas terça-feira os Combino estarem disponíveis a todos os utentes.

Na cerimónia estarão também representadas as Câmaras Municipais de Almada e do Seixal, bem como a empresa concessionária, a Metro Transportes do Sul.

As composições, que têm capacidade para mais de 300 pessoas, farão a ligação de cinco quilómetros em cerca de 11 minutos, com paragens em sete estações.

O custo dos bilhetes será de 85 cêntimos, com possibilidade de circular uma hora em toda a linha, enquanto o passe mensal custará 15 euros para os utentes em geral, 11,25 euros para as crianças e 8,50 euros para os idosos.

Hoje, inaugura-se apenas parte da primeira linha do Metro Sul do Tejo, visto que problemas com o traçado atrasaram a obra no que resta do percurso, as duas últimas paragens.

Até final do ano, os Combino estarão a circular até ao campus da Universidade do Monte de Caparica, estando prevista para Novembro de 2008 a inauguração da primeira fase da empreitada, que terá três linhas que ligam Corroios, Cacilhas e o Monte de Caparica.
PUB