Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

INEM. Tempos de espera chegaram aos oito minutos em junho

por RTP
INEM com graves problemas de recursos humanos Nuno Patrício - RTP

Em junho, o INEM teve um tempo médio de espera de atendimento de chamadas de urgência na ordem dos seis minutos, sendo que em alguns casos, a espera chegou aos oito minutos. O tempo recomendado para o efeito é de apenas sete segundos. O INEM explica que se trata de “picos de serviço”, enquanto o Sindicato de Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar avisa que nos meses de julho e agosto a situação vai piorar devido à falta de recursos humanos.

Entre seis a oito minutos. De acordo com uma notícia do Jornal de Notícias, este foi o tempo médio de espera para o atendimento de chamadas no INEM no mês de junho. O jornal teve acesso a dados internos do Instituto Nacional de Emergência Médica e revela graves problemas nos CODU (Centros de Orientação de Doentes Urgentes).

Dois dias estão em destaque no que toca ao tempo médio de atendimento de chamadas urgentes. A 21 de junho, após o feriado do Corpo de Deus, entre as 10h30 e as 11h00, o INEM levou, em média, seis minutos para atender as chamadas que chegaram da central.

No dia de São João, 24 de junho, os tempos de espera chegaram aos oito minutos. O INEM explicou que estes tempos se devem a “picos de serviço”, tratando-se de situações pontuais.

De todas as chamadas perdidas, apenas metade das mesmas foram recuperadas, sendo que dez mil acabaram por ser desligadas antes de serem atendidas. O problema é especialmente grave devido ao défice de recursos humanos, tanto no CODU como nas ambulâncias.
Situação com tendência para piorar
Rui Lázaro, do Sindicato de Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), disse, em entrevista à RTP, que os números apresentados pelo matutino não surpreendem e que em oito minutos podem acontecer vários problemas.

“Em oito minutos podem acontecer situações indesejadas se considerarmos também o tempo de resposta de chegada de uma ambulância à ocorrência então aí podem ocorrer situações indesejadas”.

O vice-presidente do STEPH afirmou que a situação é grave e que se deve essencialmente à falta de recursos humanos.

O presidente do INEM revelou a carência de 400 técnicos, sendo que foi pedida a contratação de 200 e a tutela apenas autoriza a entrada de 150 pessoas.

“Não temos dúvidas que quanto terminar o processo concursal destes 150, já outros tantos, ou mais, abandonaram o instituto, tendo em conta a saída massiva que se tem verificado nos últimos meses. É caso para dizer que o INEM sofre de uma doença crónica que carece de intervenção urgente”.

Para além da falta de profissionais, Rui Lázaro apontou as más condições de trabalho dos técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, assinalando horários que contemplam as preferências dos trabalhadores, esquemas que obrigam os profissionais a saírem do local habitual de trabalho o que tem levado a desmotivação e “falta de compromisso crescente”.
“Uma situação irrepetível”
O presidente do INEM, Luís Meira, disse que a situação ocorrida em junho é “irrepetível” e que a mesma aconteceu devido a picos de serviço que tornaram o tempo médio de atendimento superior ao que é desejado.

“Tivemos períodos em que houve efetivamente um volume acrescido de serviço. Temos dificuldades com os recursos humanos e essas dificuldades acabaram por se refletir naquilo que foi a resposta que os CODU deram, em momentos muito concretos e pontuais”.

Luís Meira acrescentou que a situação prevista para os meses de junho e agosto não será similar à do mês anterior.

“O mês de junho foi um mês particularmente difícil por um conjunto de situações, nomeadamente, pelo elevado número de feriados que teve e pelo facto de ter, durante o mês, cinco fins de semana completos”.
Tópicos
pub