Instituto Português do Sangue faz apelo urgente à doação de sangue

Instituto Português do Sangue faz apelo urgente à doação de sangue

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) faz um apelo urgente à população para que dê sangue antes ou durante as férias.

RTP / Adicionar como fonte informativa
Adrian Sulyok - Unsplash

Em causa estão as baixas reservas que podem colocar em risco a capacidade de resposta dos hospitais.

Segundo o instituto, a situação é “particularmente preocupante” nos grupos A+, A -, O+ e O-.

“Assim, apelamos a todos, que antes ou durante as férias, façam uma dádiva de sangue, pois assim poderemos manter as reservas de sangue em níveis adequados e dar resposta às necessidades dos doentes que precisam de transfusões sanguíneas para viver”, afirma o instituto em comunicado.

O IPST refere que, como acontece habitualmente durante os meses de verão, a partir do início de julho, verifica-se “uma redução significativa da afluência de dadores”, devido sobretudo ao período de férias e às elevadas temperaturas.


No entanto, alerta, “as necessidades dos hospitais mantêm-se inalteradas, uma vez que continuam a existir doentes que necessitam diariamente de transfusões sanguíneas, vítimas de acidentes rodoviários, doentes oncológicos, intervenções cirúrgicas programadas e situações de emergência”.

O instituto recorda que podem dar sangue todos os cidadãos saudáveis com idades entre os 18 e os 70 anos, com peso igual ou superior a 50 kg.
Tópicos
PUB