EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Jerónimo de Sousa acusa FESAP de "cumplicidade" com o Governo

Jerónimo de Sousa acusa FESAP de "cumplicidade" com o Governo

Jerónimo de Sousa criticou hoje a Frente Sindical da Administração Pública por "cumplicidade com o Governo", considerando que a organização se comportou como "o cuco" na negociação sobre a revisão das carreiras da Função Pública.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Aqueles que, um pouco como o cuco, não mexeram uma palha, em cumplicidade com o governo, devem estar à procura de umas migalhas. Mas as que se consigam, não é por obra e graça dessa organização sindical, mas de quem lutou e negociou", afirmou o secretário-geral do PCP.

Jerónimo de Sousa comentava, em declarações aos jornalistas, o acordo entre a FESAP, afecta à UGT, e o Governo sobre a revisão do sistema de vínculos, carreiras e remunerações.

O secretário-geral comunista lamentou que tenham sido "infrutíferas" as "lutas das forças principais que lutaram pela negociação", frisando que "nessas lutas" estiveram não só os sindicatos afectos à CGTP como organizações afectas à UGT.

A FESAP, afecta à UGT, foi a única estrutura sindical a atingir um entendimento com o governo, pois o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), também da UGT, e a Frente Comum, da CGTP, recusaram o texto do projecto de proposta de lei apresentado pelo Ministério das Finanças.

A reforma consagra uma grande redução do número de carreiras e vai premiar o mérito, pondo fim aos mecanismos de progressão automática, de acordo com o Governo.

PUB