Jorge Sampaio condecora presidente da Cooperativa Aliança Artesanal
O Presidente da República, Jorge Sampaio, vai condecorar terça-feira a vilaverdense Conceição Pinheiro em reconhecimento do seu trabalho de preservação e valorização das tradições e artesanato minhoto, disse hoje fonte do município.
A condecoração decorrerá no âmbito das Comemorações do Dia Internacional da Mulher, que terão lugar no Palácio da Ajuda, em Lisboa.
Segundo a fonte, Conceição Pinheiro realizou, ao longo da vida, um trabalho meritório em prol da sociedade, sobretudo na preservação e valorização das tradições e artesanato minhotos, particularmente os Lenços dos Namorados de Vila Verde, tendo sido uma das impulsionadoras e mentoras da Cooperativa Aliança Artesanal.
Começou a trabalhar com o artesanato local em 1948, quando entrou como elemento activo da então "Obra das Mães", que, mais tarde, seria transformada em Centro de Educação e Formação.
Depois, Conceição Pinheiro passou por Luanda e S.
Tomé e Príncipe, onde contribuiu para a "formação de muitas mulheres e da sua preparação para a vida".
Conceição Pinheiro é natural de Vila Nova de Famalicão, mas aos 12 anos rumou a Vila Verde, sendo uma das filhas de um grupo de dez irmãos.
Na Aliança Artesanal, que hoje dirige, foi uma das responsáveis pelo trabalho de levantamento das tradições, usos e costumes do concelho de Vila Verde, trabalho que iniciou no início da década de oitenta.