Jornal "Independente" condenado a indemnizar Ferro, Pedroso e Vieira da Silva

por Agência LUSA

O jornal "O Independente" foi condenado a pagar uma indemnização de 150 mil euros aos socialistas Ferro Rodrigues, Vieira da Silva e Paulo Pedroso por difamação no âmbito do processo Casa Pia, disse à Lusa fonte do PS.

O caso foi julgado na 3ª Vara do Tribunal Criminal da Boa Hora, em Lisboa, que condenou "O Independente", a sua directora, Inês Serra Lopes, e a jornalista Adriana Vale a pagarem uma indemnização de 50.000 euros a cada um dos queixosos: Ferro Rodrigues, Vieira da Silva e Paulo Pedroso.

"Inês Serra Lopes foi ainda condenada a pagar uma multa de quatro mil euros e Adriana Vale de 1250 euros em substituição de pena de prisão", adiantou o mesmo responsável do PS.

O ex-secretário-geral do PS, Ferro Rodrigues, o actual ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, e o ex-deputado socialista Paulo Pedroso intentaram uma acção contra o jornal "O Independente" na sequência de uma notícia publicada a 25 de Julho de 2003.

Na notícia, o jornal publicou na primeira página fotografias de Ferro Rodrigues, Vieira da Silva e Paulo Pedroso com o título "os suspeitos".

Na mesma edição, numa das páginas interiores do jornal, o jornal "O Independente" titulava "os suspeitos do costume" em relação a Paulo Pedroso, Ferro Rodrigues, e Vieira da Silva numa notícia referente ao processo Casa Pia.

"A sentença, que poderá ser objecto de recurso por parte da defesa, refere que essa notícia provocou danos irreparáveis aos visados", agravada pelo factos de "os arguidos saberem que essa mesma notícia iria provocar efeitos devastadores na vida dos assistentes", refere a fonte do PS.

O mesmo elemento do PS adiantou que o tribunal considerou que os arguidos fizeram a referida notícia "sem terem garantido a veracidade dos factos".

O colectivo de juízes que julgou o caso foi presidido por Ivo Rosa, e teve como procuradora do Ministério Publico Cristina Karan.

Fonte de "O Independente" indicou à Agência Lusa que a defesa recorrer daquela sentença.

pub