EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

José Manuel Coelho condenado a prisão efetiva

José Manuel Coelho condenado a prisão efetiva

O líder do Partido Trabalhista Português (PTP) foi condenado a uma pena de prisão efetiva de três anos e seis meses. José Manuel Coelho estava acusado de vários crimes, entre os quais difamação qualificada, injúria agravada e desobediência qualificada. José Manuel Coelho vai recorrer da decisão.

RTP Madeira /
José Manuel coelho vai recorrer da decisão DR

A sentença foi proferida pela juíza Teresa de Sousa, presidente do colectivo.

O tribunal determinou a efetividade da pena pelos antecedentes do arguido e por considerar que José Manuel Coelho tem propensão para este tipo de crimes contra a honra das pessoas e mostrou não acreditar na Justiça.

José Manuel Coelho foi ainda condenado a pagar aos lesados um total de 28.000 euros de indemnização.

O julgamento de José Manuel Coelho, que foi adiado sucessivamente, começou em 25 de fevereiro. 

O dirigente do PTP estava acusado de vários crimes, entre os quais os de difamação qualificada, injúria agravada e desobediência qualificada, devido a declarações proferidas contra diversas entidades, em alguns casos em períodos de campanha eleitoral.

José Manuel Coelho vai recorrer da decisão e admite participar o caso ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

O coletivo absolveu, no entanto, José Manuel Coelho, da maior parte dos crimes de que estava acusado, tendo ainda absolvido neste processo o diretor do Diário de Notícias da Madeira, Ricardo Oliveira, e o presidente do PTP, Amândio Madaleno.
Tópicos
PUB